terça-feira, 8 de março de 2011

Lições Gerenciais

Filme O Diabo veste Prada
Comentado por Natalia Melo

O filme O Diabo veste Prada, assistido através de uma visão critica expõe muitas situações que ocorrem no dia - a - dia de uma empresa, como no momento da seleção, da importância de se preparar para uma entrevista, das dificuldades encontradas no ambiente de trabalho, de lidar com os grupos informais até a gestão de pessoas e estilos de liderança.

Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem recém - formada em jornalismo, que busca uma oportunidade de emprego em alguma revista da cidade de Nova York, após diversas tentativas, Andrea é convocada pelo departamento de pessoal para uma entrevista na revista de moda Runway, como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), editora de moda da revista.

Desde o primeiro contato com uma das assistentes de Miranda, Andrea já é julgada pela sua aparência ao comparecer a entrevista, já dentro da empresa Andréa percebe que há algo de errado, quando é anunciado que Miranda esta chegando, ela se depara com uma grande correria dentro da revista, uma espécie de multirão para a organização do ambiente, (o que se percebe que quando Miranda não esta na editora, as coisas viram um caos, todos aproveitam a sua ausência), quando em alguns segundos surge a mão de ferro Miranda Priestly.

A postura simples de Andrea durante a entrevista não foi adequada ao perfil da vaga e tão pouco ao ambiente e, além disso, sequer procurou certificar-se, com antecedência, dos dados da organização para a qual estaria se candidatando.

Logo Miranda com qualidades de uma chefe, extremamente competente, autoritária, perfeccionista, exigente e arrogante, humilha Andrea durante a entrevista pela falta de interesse da moça pelo mundo da moda.

Mesmo depois da humilhação Andrea ainda consegue expor algumas de suas habilidade e conquistas durante sua graduação. Mas mesmo assim Miranda a dispensa com muita frieza, é quando Andrea decide ir embora, e é aprovada para a vaga.

Em seu primeiro dia de trabalho Andrea já enfrenta a discriminação e ataques da assistente Emilly, que a delegava serviços, Andrea se viu fazendo serviços quase impossíveis, cheia de tarefas para cumprir em mínima escala de tempo.

Andy aprendeu a ser eficiente rápida e eficaz para continuar na Runway e conquistar a confiança de Miranda. Andrea aprendeu a se vestir, a se maquiar, a se super produzir para se tornar a assistente nº 1 da megera da moda.

Miranda nunca chamava suas assistentes pelo nome, e sim as chamava de Emilly, Andrea superou a primeira assistente de Miranda, e por isso Miranda passou a chamar pelo seu próprio nome.

Com a preferência de Miranda pelo estilo de trabalho de Andrea, a jovem assistente, viu sua vida pessoal, desmoronar, não tinha tempo para mais nada: família, amigos, namorado, sua vida agora pertencia a Miranda Priestly.

Com o tempo Andrea percebe que Miranda é uma astuta estrategista, que manipula todos para conseguir o que quer, e que se necessário passa por cima de tudo para alcançar seus objetivos.

Andrea então decidi abrir mão do emprego dos sonhos, para resgatar sua vida, e correr atrás de seus objetivos, da sua maneira, sem a regência da poderosa Miranda Priestly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário