sábado, 19 de fevereiro de 2011

Resiliência, o que é?

Por
Carmen Alonso em 20/11/2009 às 09:00

Para se destacar no mercado de trabalho, não basta mais somente ser um profissional capacitado. É necessário muita inteligência emocional e, ainda, capacidade de enfrentar constantemente situações que nem sempre lhe são a favor.

Daí o termo resiliência. Na física, ele é utilizado pela engenharia para definir a capacidade de um material recuperar seu estado normal, após sofrer algum tipo de tensão. Ou seja, quem é capaz de superar e ser fortalecido pelas condições estressantes as quais enfrenta no ambiente corporativo diariamente, tem grandes chances de se diferenciar.

O profissional resiliente consegue ultrapassar os aparentes limites das experiências negativas e manter altos níveis de desempenho, independentemente do cenário ao redor. Além da competência técnica, conseguir manter o entusiasmo para buscar soluções diante das adversidades, certamente construirá uma realidade favorável à empresa e gerará resultados espetaculares.

Manter a produtividade, o equilíbrio das emoções e a empatia para estabelecer parcerias consistentes, principalmente sob pressão, é o melhor caminho para brilhar nesse mercado tão competitivo.

Como alcançar esse nível de preparação? Uma dica é começar fazendo estágio. Nessa etapa, é possível aprender não só as atribuições da profissão, mas também regras de comportamento e convivência. Essa ‘bagagem’ ajudará no futuro desse profissional, pois ele se sentirá mais seguro para tomar decisões, por ter mais argumentos para lhe servir de embasamento.

Portanto, o melhor início para uma carreira é, definitivamente, por meio do estágio. E para manter sua empregabilidade em alta, invista em cursos e fique sempre atualizado. Mas o fundamental é ter, em suas características pessoais, qualidades como a honestidade, humildade e vontade de aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário