domingo, 1 de maio de 2011

Cresce a preferência pelos mais jovens para a gerência

Investimentos na carreira têm feito a diferença, mas a ansiedade em excesso pode atrapalhar.
Katia Brito - Jornal Mogi News

O desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais favorecem os jovens executivos em sua rápida ascensão profissional .

Os cargos de liderança em empresas de diversos segmentos têm sido ocupados por profissionais cada vez mais jovens. Pesquisas indicam que, atualmente, mais de 20% dos gerentes do País pertencem à chamada geração Y, ou seja, de nascidos entre as décadas de 1980 e 1990.
Para a psicóloga da Nic Recursos Humanos Julia Grieco do Prado, este é um fenômeno dos últimos anos, provocado pelas competências comportamentais desta geração que os conduzem para os cargos de liderança. "São jovens que não demoram para colocar uma ideia em prática e se arriscam mais em estudos e projetos para alcançar a liderança. Eles acreditam mais em seu potencial e com isso assumem rapidamente uma melhor posição na carreira", observa Julia.
Outro fator importante, segundo a especialista, é o fato deste grupo iniciar os estudos ainda bem jovens, concluindo o ensino superior, pós-graduação e cursos de especialização. Toda esta capacitação faz com que eles desenvolvam competências técnicas, que os preparam melhor diante do cenário empresarial, possibilitando dessa forma explorar também as competências comportamentais necessárias para assumirem um cargo de liderança.
Entre as características que se sobressaem nestes profissionais, Julia ressalta a liderança, o foco em resultados, iniciativa e tomada de decisão, orientação para o aprendizado, empreendedorismo, criatividade e dinamismo.
Os programas de trainee são oportunidades para a demonstração destas habilidades e dos conhecimentos adquiridos na trajetória acadêmica. "O jovem assume responsabilidades e aprende constantemente a desenvolver sua carreira, dessa forma ele pode atingir o sucesso profissional com rapidez", observa a psicóloga.

Ansiedade
A dificuldade para reter estes talentos é um problema apontado pelo diretor-executivo da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Marshal Raffa. "O imediatismo e a ansiedade dos jovens profissionais é um ponto difícil de ser trabalhado. Eles são preparados para assumir rapidamente um cargo de gerência e quando isso não ocorre ficam extremamente frustrados", alerta o diretor.
A recomendação de Raffa é para que o profissional faça um planejamento da carreira e verifique a possibilidade de crescimento que a empresa oferece e qual o período em que isto costuma ocorrer para avaliar se vale a pena aguardar uma oportunidade ou buscar novos horizontes.
Para as empresas, a dica é a criação de um programa de retenção de talentos para motivar seus colaboradores. O diretor-executivo também afirma que é preciso trabalhar a ansiedade e os objetivos profissionais no cotidiano dos jovens.

http://www.moginews.com.br/materias/?ided=1186&idedito=35&idmat=91646

Nenhum comentário:

Postar um comentário