domingo, 27 de março de 2011

Atente-se ao português e à boa comunicação

Conseguir um estágio no Brasil, realmente não é tarefa fácil. No ensino superior, dos mais de cinco milhões de estudantes, apenas 14,5% estagiam. Já no nível médio, de um número maior de oito milhões, somente 3,1% obtêm uma colocação no mercado. Por isso, é fundamental se sobressair em uma dinâmica e, para isso, ter um bom português é o grande diferencial.

Pode não parecer, mas a língua portuguesa ainda é o maior fator eliminatório em seleções. Isso porque o cenário de educação do País deixa muito a desejar. Da população acima de 15 anos, 14,2 milhões são analfabetos e mais 31,2 milhões são analfabetos funcionais.
Como o colaborador é o maior cartão de visitas de uma organização, as corporações prezam pela correta grafia. Muitas têm o costume de aplicar testes ortográficos para analisar o nível dos candidatos.
Quem não atinge um número mínimo de acertos, já é desclassificado automaticamente. Os estudantes devem se preocupar em não errar palavras do uso cotidiano e construir textos com coerência.

Além da escrita, é importante ter uma boa comunicação oral. Essa é uma aptidão cada vez mais apreciada em qualquer carreira, seja da área de humanas ou até mesmo de exatas. Sua ausência muitas vezes é associada à falta de competência profissional, envolvimento e objetividade.
Assim, na hora de enfrentar uma entrevista deixe de lado as gírias, expressões populares e o gerundismo. Para facilitar, treine em frente ao espelho e adquira novos hábitos de fala. As melhores formas de melhorar a ortografia e o modo de se comunicar são fáceis. É essencial ler bons livros, se informar sobre atualidades e frequentar cursos e palestras. Com isso, é possível se aperfeiçoar e ganhar grandes pontos no currículo.
O estágio é uma fase muito importante na vida dos jovens, pois é a porta de inserção deles no ambiente corporativo. Com a competitividade aumentando a cada instante, vale estar um passo à frente com habilidades, com as quais lidamos diariamente.


Seme Arone Junior
é presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário