domingo, 24 de julho de 2011

A importância da capacitação

A primeira temporada de estágios chegou ao fim, porém não é motivo para desânimo. As oportunidades continuam e só não consegue uma posição quem não corre atrás do prejuízo. Os estudantes com dificuldades para alcançar a almejada contratação têm uma solução fácil e barata. É o caso dos cursos e palestras, os quais podem fazer uma revolução em qualquer currículo.

Ter um bom português, vontade de aprender e pró-atividade já garantem pontos em uma entrevista. No entanto, o mundo corporativo é bem exigente quanto aos conhecimentos. Por isso, para se firmar é necessário capacitar-se. Oficinas e atividades do gênero representam a possibilidade de contato com diferentes experiências e perspectivas. Isso leva a um aumento da capacidade de refletir sobre seu próprio desempenho, além de possibilitar o acesso a algumas ferramentas importantes para o desenvolvimento das competências.

Os recrutadores garantem ser um diferencial no momento da seleção. Para eles, é fundamental procurar absorver de forma crítica as informações colocadas à disposição nos eventos. Não adianta apenas a quantidade, é preciso agregar algo a mais.

Outro benefício garantido com esse tipo de recurso é a chance de praticar o conhecido network. O ambiente dos cursos geralmente é descontraído. Com isso, as pessoas ficam mais receptivas, não só para o aprendizado, mas também para a construção de uma rede mais ampla de contatos informais. Isso certamente contribuirá para a colocação profissional. Momentos como o coffee break, intervalos ou, mesmo após a exposição do palestrante, são propícios para estabelecer relações.
Uma dica é a utilização de recursos digitais como o LinkedIn. Ele pode ser uma boa alternativa. Apesar disso, não é a única, pois não substitui o contato pessoal.

Existem diversas opções de workshops e apresentações em todo o Brasil, muitas delas gratuitas e, até mesmo, on-line. No mundo globalizado de hoje, evite desculpas para não se atualizar e adquirir cultura. A tendência é a cobrança ser cada vez maior e as vagas só vão sorrir para quem estiver preparado.

Seme Arone Junior
É presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário