domingo, 9 de outubro de 2011

Planejar a carreira é uma etapa importante

Preparativo deve ocorrer o quanto antes para se tornar a base da profissão e possibilitar que o sucesso seja alcançado; especialistas apontam o rumo.

Jovens que aprendem a planejar a carreira têm mais chances de serem bem-sucedidos no trabalho.

Ao contrário do que muitos jovens acreditam, o planejamento da carreira deve ser feito muito antes do que se imagina. Isso porque ele é a base para o sucesso profissional.

De acordo com a consultora de Recursos Humanos da Catho Online, Lilian Santos, quem realiza o planejamento de carreira desde os primeiros anos da faculdade certamente estará passos à frente na caminhada rumo ao sucesso profissional.

"Esse planejamento faz com que o futuro profissional realize uma autoavaliação, formando uma visão clara de suas habilidades, qualidades, interesses e inclinações pessoais, bem como defina objetivos e preferências profissionais e elabore um plano direcionado a obtenção da capacitação e acesso às experiências necessárias para atingir as metas de carreira".
Para a sócia-diretora da Nextview People, empresa parceira do Grupo DMRH/Cia de Talentos, Danilca Galdini, planejar é importante em qualquer momento da vida. Planejar qualquer coisa envolve pensar no que gosta, no que quer, no que é possível conseguir, nas dificuldades e nos facilitadores, dentre outras coisas.

Dose certa

Assim, ela destaca que é interessante pensar nisso tudo para sua carreira desde o início da faculdade para poder fazer escolhas conscientes. "Entretanto, é preciso não errar a dose e acabar engessando as possibilidades, ou seja, planejar desde o primeiro ano tudo o que quer e esquecer-se de ser flexível, pois isso pode fazer com que o profissional perca boas oportunidades", avalia.

No entanto, o professor do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Marcelo Alessandro Mathias, diz que, na verdade, o planejamento deveria ser realizado antes do início do curso superior, pois é o momento no qual as pessoas idealizam seus objetivos profissionais a curto, médio e longo prazo. "A decisão por este ou aquele curso é parte integrante de um plano de carreira estruturado. Por isso, os pais e as escolas devem orientar os jovens para eles estarem mais certos da escolha quando esse dia chegar".
Segundo ele, infelizmente, muitas pessoas ingressam no nível superior apenas para obter o diploma. "No futuro, isso poderá tornar uma frustração para o profissional, pois, ao invés de planejarem uma escolha adequada, foram pelo ímpeto e sem planejamento, o que não lhe trará retorno positivo", explica.

Lilian revela que quem planeja a carreira desde início da faculdade, tem a chance de investir em cursos complementares que vão ao encontro do seu objetivo, realizar estágios e desenvolver habilidades, competências e comportamentos apropriados.

De Juliana Miranda
Jornal Mogi News

Nenhum comentário:

Postar um comentário