domingo, 1 de maio de 2011

Rodízio aumenta o potencial dos colaboradores

Passagem por diferentes áreas da empresa, chamada de job rotation, amplia a visão estratégica do negócio.
Técnica faz com que profissionais entendam melhor os impactos de seu trabalho nos resultados .

Os funcionários que conhecem a empresa profundamente, possuem uma visão sistêmica do negócio e buscam novas ações estratégicas para aplicar no cotidiano da organização fazem parte de um modelo ideal de colaborador, segundo os especialistas. "Profissionais assim conseguem trazer resultados mais positivos, mas isso só é possível se houver uma abertura na organização. Um recurso eficaz que permite que as pessoas conheçam e compreendam o funcionamento da organização é o job rotation", afirma Simone Viana, analista de recursos humanos e headhunter da Global Network.

O job rotation é uma espécie de rodízio, no qual os colaboradores passam por diversos setores da empresa, com o objetivo de propiciar novas habilidades, conhecimentos e atitudes que possam contribuir para o crescimento e desenvolvimento da organização. "Quando o profissional entende que as suas ações podem ter diferentes impactos nas mais diversas áreas da empresa, ele irá pensar com muito mais cautela antes de agir e tomará decisões que tragam benefícios ao todo e não apenas a sua área específica de atuação", ressalta.

Ter uma visão ampla é fundamental para que o negócio e os profissionais progridam e o job rotation permite esta flexibilidade, desde que o administrador conheça esta técnica e os funcionários entendam o seu funcionamento. "As regras devem ficar bem claras e a comunicação sobre o programa deve ser transparente. Normalmente o job rotation é utilizado para executivos, trainees e estagiários, considerados possíveis líderes, o que pode causar insegurança nos demais profissionais", observa a analista.

Simone destaca que a técnica é indicada para organizações de qualquer porte, tendo resultados mais evidentes nas grandes empresas, já que seus setores possuem um maior distanciamento.
Para os profissionais, de acordo com a analista de recursos humanos, a vantagem é que, ao conhecer a empresa como um todo, sua capacidade para adquirir mais responsabilidades é intensificada, assim como as habilidades necessárias para assumir novos desafios e novas funções.
A implantação do job rotation exige planejamento e o envolvimento de todas as áreas da empresa para que os resultados sejam positivos. O processo deve ser bem conduzido e é necessária a capacitação de todos que irão participar, por meio de treinamentos e orientações. "Todos os setores devem estar alinhados, em especial as áreas de liderança como a diretoria. Após a implementação o processo deve ser acompanhado e os profissionais devem receber o feedback", acrescenta.

http://www.moginews.com.br/materias/?ided=1186&idedito=35&idmat=91649

Nenhum comentário:

Postar um comentário